Angola presente na reunião anual do FMI e Banco Mundial

Uma missão angolana, chefiada pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, participa, desde hoje até domingo, em Washington, Estados Unidos da América, nas Reuniões de Primavera do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI), onde deverá manter também encontros com executivos de bancos e da alta finança.

O lema deste ano é “Reformulando o Desenvolvimento para uma Nova Era”. De acordo com a agenda, Angola participa em diferentes sessões e reuniões ao mais alto nível, dirigidas aos ministros e governadores dos bancos centrais de todo o mundo, além de audiências e encontros com executivos de bancos internacionais e responsáveis de várias instituições de Bretton Woods e da alta finança internacional para analisar a conjuntura macroeconómica internacional e tratar de questões concretas relacionadas com a situação regional africana, de um modo geral, e a angolana, em particular.

A delegação angolana, em princípio, é também integrada pelo ministro da Economia e Planeamento, pelo Secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República, pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), além de altos responsáveis e técnicos destes departamentos governamentais e institutos públicos.

Os acordos de “Bretton Woods” foram propostas definidas entre os participantes da Conferência Monetária e Financeira Internacional das Nações Unidas e Associadas, realizada entre 1 e 22 de julho de 1944, que elaborou regras para o sistema monetário internacional.

O sistema concebido nas negociações recebeu o mesmo nome da localidade em que o evento foi realizado, em Bretton Woods, no estado norte-americano de New Hampshire. A conferência criou o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. As reuniões são designadas de “Reuniões de Primavera” por serem realizadas numa altura em que se dá a época do ano menos fria se comparada ao inverno que a antecede. Nesta época as temperaturas estima-se serem entre 8 e 18 graus célsius, bem acima dos 3 a 10 ou 13 que caracterizam o inverno.

Voltar ao topo