Consórcio Griner, Ciment e Mercons fica com a fábrica de cimento do CIF

Um consórcio empresarial formado pela Griner, Ciment e Mercons arrebatou a primeira fase do leilão electrónico, realizado nesta segunda-feira, 28, pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (Igape), para a venda da fábrica de cimento da rede industrial ligada ao China International Fund Limited (CIF).

O leilão, que decorreu entre as 00h00 e as 13h59 do dia 28 deste mês, teve como maior lance o valor de 180 mil milhões e 444 kwanzas.

Atrás do consórcio declarado vencedor ficou a sociedade formada por H&S e Yupeng, seguida pela Moçambique Dugongo Cimentos, e Huaxin Cement, respectivamente. De acordo com o Igape, a diferença percentual da variação entre o valor base e o valor licitado situou-se em mais de 160%, sendo que o valor de referência foi de cerca de 68,363 mil milhões de kwanzas.

O concurso vai agora prosseguir obedecendo a vários trâmites legais, incluindo uma audiência prévia, a elaboração do relatório final do leilão, a notificação da decisão de adjudicação ao concorrente vencedor, a prestação da caução, a aceitação da minuta do contrato e a sua celebração.

“A conclusão deste processo está estimada para os próximos 30 dias, após o que será anunciada publicamente a entidade adjudicatária do activo. Reiteramos que as peças do procedimento se encontram integralmente disponíveis para consulta”, lê-se na nota divulgada pelo Igape.

O Igape reabriu, no final de Janeiro deste ano, o concurso limitado por prévia qualificação (fracassado em 2024), para a privatização, na modalidade de alienação de activos, das unidades industriais do CIF.

Valor Económico

Voltar ao topo