Bancos americanos estão de volta ao sistema financeiro angolano

O Standard Bank Angola obteve aprovação para abrir uma conta correspondente com o JP Morgan em dólares e em euros, marcando o regresso de bancos norte-americanos ao sistema financeiro angolano, noticiou a Lusa, nesta quinta-feira (23).

Segundo um comunicado do Standard Bank, o processo foi finalizado este mês, depois de uma análise “rigorosa e detalhada de due diligence”, iniciada em 2023, com o objectivo de reabrir uma relação directa de correspondência com bancos norte-americanos.

“Esta decisão marca a reentrada do banco JP Morgan, o maior banco do mundo, no mercado angolano”, salienta o Standard Bank. Angola não tinha relações directas de contas correspondentes bancárias entre bancos dos Estados Unidos da América (EUA) e instituições financeiras angolanas desde 2016.

“Num ano em que celebramos 15 anos de actividade, esta conquista representa muito mais do que a abertura de contas correspondentes: marca a reintegração de Angola no sistema financeiro global, através do Standard Bank de Angola, o que reafirma o importante papel da nossa instituição na promoção do crescimento do país”, sublinhou Luís Teles, presidente executivo do banco, citado no comunicado.

Luanda Post

Voltar ao topo