Seleção angolana irá receber a Argentina a 14 de novembro, na celebração dos 50 anos da independência, mas o custo é elevado e causa contestação
Para assinalar as celebrações dos 50 anos da Independência, Angola vai receber a Argentina, atual campeã do mundo, em jogo particular a 14 de novembro.
A partida representa um investimento avultado para garantir a presença de Messi e dos seus colegas de equipa e a iniciativa é vista por uns como um golpe de mestre e por outros como pura demagogia.
Ao convencer a Federação Argentina de Futebol a deslocar-se a Luanda, Angola assegura um encontro de gala que promete ficar na memória. Mas, por outro lado, muitos se queixam do custo que isso representa.
A Sport News Africa diz que o acordo terá custado cerca de 12 milhões de euros, enquanto a DW fala em menos de metade do valor — cerca de 5,2 milhões de euros.
Mas, apesar das críticas com a despesa milionária, espera-se casa cheia no Estádio 11 de Novembro e uma grande festa por parte do povo angolano.
Exigências financeiras afastaram outros países africanos
Inicialmente, várias nações africanas, incluindo Marrocos, tinham manifestado interesse em defrontar a Argentina num particular.
No entanto, o montante astronómico exigido arrefeceu o entusiasmo dos interessados.
Angola, contudo, mostrou-se disposta a abrir os cordões à bolsa para promover o seu futebol e proporcionar um momento histórico ao seu povo, celebrando em grande estilo a festa nacional e afirmando a sua crescente ambição no panorama africano.
No último confronto com Angola, Messi e Scaloni jogaram juntos
Este será apenas o segundo confronto na história entre as duas seleções.
O primeiro, também um particular, ocorreu a 30 de maio de 2006, na preparação das duas seleções para o Mundial na Alemanha, e terminou com uma vitória da albiceleste por 2-0, com golos de Maxi Rodríguez e Juan Pablo Sorín.
Lionel Messi, há quase 20 anos, também participou no jogo. Entrou aos 63 minutos, juntamente com Gabriel Milito e… Lionel Scaloni, selecionador argentino.
www.abola.pt

 
		 
				 
				