A Etu Energias, empresa petrolífera de capital angolano, é a primeira instituição a realizar a emissão de papel comercial no valor de 15milhões de dólares, apurou a E&M numa nota da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) enviada à redacção.
Em nota à imprensa, a CMC reconheceu a operação, frisando que o enquadramento legal (artigos 18.º e 19.º do RJPC) dispensa autorização prévia para emissões restritas a investidores institucionais.
O título, de curto prazo, foi integralmente subscrito no âmbito de uma oferta privada direccionada exclusivamente a investidores institucionais. A operação contou com a Kyros- sociedade distribuidora de valores mobiliários- como bookrunner, responsável pelo processo de emissão de activos.
A Etu Energias registou em 2024 um lucro líquido de 215,2 milhões de dólares, representando um crescimento de 53% face ao ano anterior. Areceita operacional atingiu 674,5 milhões de dólares.
O que é um papel comercial?
Papel comercial são títulos de dívida de curto prazo que as empresas usam para obter capital e cobrir despesas imediatas. Trata-se de um instrumento de financiamento alternativo para as empresas, não podendo ser superior ao capital próprio do emitente e até 30% do seu rácio de autonomia financeira.
Economia e Mercado