Mariaque Catimba, irmã de Rodrigo Catimba, informou que o seu irmão está doente na cadeia e não consegue andar sem se apoiar em alguém. Mariaque Catimba confirmou a situação ao ver o seu irmão ser conduzido por outro preso quando lhe levou comida.
Em função da situação da detenção de Catimba, a saúde debilitada do seu pai piorou em Benguela e amanhã a mãe viaja para Benguela para o buscar. Informações anteriores davam conta de que Rodrigo Catimba apresentava desconforto no estômago e oxiúros.
Temendo pela sua vida, Catimba recusa receber a medicação fornecida pela prisão e também o tratamento médico por eles disponibilizado. Apenas aceita a medicação levada pela família, pois conhece a sua própria situação médica. Neste momento, Catimba precisa da ajuda de um médico independente para ser devidamente avaliado, uma vez que recusa atendimento dos médicos da prisão.
A família enfrenta dificuldades financeiras para arcar com os gastos diários, que rondam os 5.000,00 (cinco mil kwanzas) apenas em deslocações ao SIC Geral. Apesar do apoio prestado pela ANATA, os valores não cobrem as despesas semanais.
Catimba é o provedor da família e, neste momento, a situação é extremamente difícil. Com o arranque do ano lectivo no próximo mês, as crianças poderão enfrentar sérias dificuldades. Elas estão em Benguela e devem regressar a Luanda. Com a prisão do pai, existe a possibilidade de as crianças não conseguirem estudar.
Diante disso, a família exige liberdade!
Pembele Pacavira