Reajustes vêm associados à necessidade de se cobrir o aumento dos custos reais de produção e distribuição e assegurar a modernização e expansão das redes de energia e água.
É oficial: no início de Junho próximo, entrarão em vigor no País novas tabelas do custo da energia e água, resultantes de reajustes nos tarifários feitos pelo Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e Água (IRSEA), apurou a revista Economia & Mercado.
De acordo com o documento que dá corpo à medida, o preço da energia vai observar inicialmente um reajuste de 11,5%, que levará a que, por exemplo, uma família da categoria Doméstica Social I, com potência contratada de 1,3 KVA, deixe de pagar 291,88 Kwanzas e passe a desembolsar 379,68 Kz.
Já no caso de uma família da classe Doméstica Monofásica, a simulação constante do comunicado realça que, para uma potência contratada de 6,6 KVA, o custo da energia eléctrica passa de 9.120,22 Kwanzas para 13.516,16 Kz.
Em relação à água, o reajuste inicial é de 30%, tendo em conta a tarifa média de 780 Kz/m3, fazendo com que uma família da categoria Doméstica Social, com um consumo de 0 a 5 m3, passe a pagar em média 260 Kwanzas, ao contrário dos anteriores 200 Kz, lê-se na nota.
O documento observa que o reajuste no preço do ‘precioso líquido’ será faseado, mantendo a subvenção aos produtos químicos para o tratamento da água, e sublinha que a tarifa social “é mantida para proteger as famílias com menor rendimento”.
O Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e Água justifica os reajustes com a necessidade de se cobrir o aumento dos custos reais de produção e distribuição, de assegurar a manutenção, modernização e expansão das redes de energia e água em zonas urbanas e rurais.
É ainda associada à medida a justificação segundo a qual há a necessidade de se evitar a degradação dos serviços, assegurando “energia e água de qualidade para todos”, especifica o documento publicado nesta quarta-feira, 08.
A nota do IRSEA assinala que as novas tabelas de preços, que entram em vigor precisamente a 8 de Junho próximo, se referem ao ciclo tarifário do período 2025-2028, e estão em conformidade com os Regulamentos Tarifários dos Serviços de Electricidade e dos Serviços de Água.
Economia e Mercado