O Serviço de Investigação Criminal, em Luanda, apresentou ontem, segunda-feira, dois cidadãos – um de nacionalidade vietnamita, de 43 anos, e uma jovem angolana de 17 anos que foram recentemente detidos por crimes de lenocínio de menores, recurso a prostituição de menores e de abuso sexual contra uma menor de apenas 12 anos.
Segundo a nota do SIC, enviada à redacção do Imparcial Press, o crime ocorreu no passado dia 26 de Abril, no bairro dos Ramiros, município de Belas, quando a cidada angolana convidou a menor para acompanha-la ao mercado do referido bairro.
Durante o percurso, a jovem angolana ligou para o seu comparsa (cidadão vietnamita) que as encontrou defronte a uma igreja e levou-as até ao bairro das Palmeirinhas, comuna da Barra do Kwanzas, no interior de uma hospedaria, onde a menor de 12 anos foi abusada sexualmente pelo cidadão vietnamita.
As investigações levadas a cabo pelo SIC, em torno do caso, apurou-se a jovem angolana é useira e vezeira nesta prática criminal, porquanto, tinha a incumbência de localizar menores de 10 a 12 anos e levava-as até ao vietnamita que pagava a si, por cada menor, a quantia monetária que variava entre 15 a 25 mil kwanzas, e, posteriormente, retribuía 50% do valor recebido, as vítimas.
O SIC alerta que continuará de forma acérrima, a combater os crimes contra a liberdade sexual, alertando aos predadores sexuais, e seus cúmplices, que o crime não compensa e as nossas mamas a darem uma maior protecção as nossas crianças e não as deixar a sós a qualquer hora do dia ou da noite.
Imaparcial Press