A Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, fez saber que 595 empresas inspeccionadas no país não cumprem com a lei estipulada sobre o pagamento do salário mínimo nacional aos seus trabalhadores.
Teresa Dias frisou que existem 943 contra ordenações laborais identificadas e realçou as várias admoestações feitas aos empregadores e aos empregados na altura em que realizaram as inspecções em todo país.
“Das 695 empresas inspecionadas 595 encontram-se em inconformidade em relação às matérias relacionadas com o salário mínimo nacional, representando 85,6% das empresas inspeccionadas, durante a campanha em referência a Inspecção Geral do Trabalho, constatou um total de 943 contra ordenações laborais das quais 789 noticiadas e 154 admoestadas”, disse.
Segundo Teresa Dias, 230 empregadores já foram notificados para audiências a fim de provarem o contraditório.
“Já foram notificadas 230 empregadores para audiências prévias para garantir o cumprimento do princípio do contraditório, estão em curso a instrução de 117 processos de contra ordenação laboral resultante do não pagamento do salário mínimo nacional em conformidade com o regime jurídico das contra ordenações laborais em vigor”, frisou.
Correio da kianda
