O Ministério da Saúde vai recrutar mais de 150 novos especialistas internacionais para reforçar o Plano Nacional de Formação de Quadros de Saúde, numa aposta para a melhoria da qualificação dos profissionais e na elevação da qualidade dos serviços prestados à população.
No âmbito deste processo, Brasil e Portugal constam entre as principais prioridades de recrutamento, sobretudo no que diz respeito à contratação de professores e formadores especializados para a formação profissional avançada em diversos serviços do sector da saúde a nível nacional.
De acordo com o coordenador do programa de formação de quadro do Ministério, Job Monteiro, o referido concurso público internacional para o recrutamento de professores e formadores será lançado neste ano de 2026, com objectivo de pôr cobro à carência de quadros especializados em diferentes áreas da saúde, prevendo-se a contratação de pelo menos 500 profissionais de Portugal e do Brasil.
Segundo Job Monteiro, os quadros a serem contratados são das especialidades de Cuidados Intensivos, Materno Neonatal, infectologia, nefragiologia, anestesia, que segundo o responsável, Angola tem carência.
Correio da Kianda
