PGR notifica PCA do BAI pelo crédito de mais de 13 milhões de dólares ao empresário eritreu “Isayas Desale Berhe”

Procuradoria-Geral da República de Angola (PGR), notificou o Presidente do Conselho de Administração do Banco Angolano de Investimento (BAI), Luís Filipe Rodrigues Lélis, no dia 15 do mês em curso, para num espaço de 72 horas fornecer os dados sobre a documentação que permitiu o empréstimo bancário concedido a empresa Kaheel Farming Services Angola, do empresário eritreu Isayas Desale Berhe, nacionalizado na Antígua e Barbuda, de 47 anos de idade, actualmente a residir em Angola, mas com residência fixa no Dubai.
Por: Ngunza Chipenda

Com o número de processo 38372/2025-LDA, expediente número 6404-2025-DCCO enviado ao BAI, o caso chamou atenção após o Na Mira do Crime denunciar o empréstimo concedido ao referido empresário, que rondam cerca de 13 milhões de dólares norte-americanos, para um suposto investimento num projecto agrícola, em nome da empresa Kaheel Agriculture Machinery LDA.

No entanto, dias depois do empresário recepcionar o crédito junto do banco, o dinheiro foi distribuído em várias contas, domiciliadas em vários bancos.

Dados apurados pelo Na Mira através de documentos em nossa posse, atestam que o empresário começou a circular centenas de milhões de kwanzas (do BAI-DIRECT) em várias contas, através do banco BAI, com o IBAN-004000001064848710171.

No documento enviado ao BAI no dia 15, a PGR obriga ainda o referido banco a fornecer extracto bancário da conta da referida empresa, desde o mês de Janeiro até a data de entrada do documento.

Investigações do Na Mira dão conta que o referido empresário, após ser constituído arguido no mesmo caso, saiu do país recentemente em direcção a Eritreia.

Na Mira do Crime

Voltar ao topo