PGR anuncia conclusão do processo contra Isabel dos Santos e aguarda data de julgamento

O Procurador-Geral da República, Hélder Pita Grós, confirmou esta quinta-feira, 22, que o processo-crime que envolve a empresária Isabel dos Santos já foi concluído pela PGR e encontra-se em juízo, aguardando apenas que o Tribunal Supremo marque a data para o início do julgamento.

Instrução contraditória terminada

Em declarações públicas, o magistrado do Ministério Público esclareceu que, após a fase de instrução contraditória, o caso foi introduzido no Tribunal Supremo. “A parte que competia à PGR já foi feita. Agora aguardamos que o tribunal marque a data para darmos início à discussão da causa”, afirmou Hélder Pita Grós.

O procurador-geral revelou ainda que, durante a instrução contraditória, alguns dos crimes inicialmente propostos pela PGR foram afastados, mantendo-se a acusação por sete delitos.

Acusação reduzida para sete crimes

Recorde-se que, por despacho do Tribunal Supremo datado de Novembro de 2025, Isabel dos Santos, filha do antigo Presidente da República José Eduardo dos Santos (de feliz memória), foi despronunciada de quatro dos onze crimes de que inicialmente era acusada.

De acordo com declarações anteriores do porta-voz do Tribunal Supremo, Leandro Lopes, à Rádio Nacional de Angola, a empresária passa a responder pelos crimes de peculato, burla qualificada, participação económica em negócio, tráfico de influência, fraude fiscal qualificada e dois crimes de branqueamento de capitais.

OPAÍS

Voltar ao topo