“Pensam que todos vão ter uma remuneração por estar desempregado, mas não é assim”, esclarece Ministra do MAPTSS

A ministra assegurou que o Executivo tudo está a fazer para ver resolvida esta situação, programada para 2026.

A titular da pasta do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Dias, esclareceu recentemente a notícia sobre o subsídio de desemprego, que começa a ser pago a partir de 2026. A ministra disse que o subsídio será apenas para os cidadãos que tiveram vínculo laboral numa empresa, mas que, por questões de falência, foi necessário reduzir a força de trabalho.

Segundo a Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, o Executivo tudo está a fazer para ver resolvida esta situação, programada para 2026.

“As pessoas pensam que todo o desempregado vai ter uma remuneração por estar desempregado, mas não é assim que é tratado o subsídio de desemprego. Em Angola nós não temos uma segurança social assistencialista, todos nós contribuímos na segurança social para no futuro irmos buscar as nossas compensações. Estamos a programar um subsídio para aqueles desempregados que já contribuíam para a segurança social, mas que por alguma razão as empresas não tinham capacidade de sustentar e muitas delas despediram, nestes casos é que a segura social deve ter um subsídio durante algum período para puder garantir que tenha dignidade”, disse a ministra.

Outrossim, acrescentou que “nós não podemos comparar Angola com outros países sem termos ciência de que cada país tem o seu formato próprio em função de como está a organizada a sua administração pública, no nosso caso não temos no mesmo ministério a segurança social obrigatória e a de base, temos é ministérios diferentes, só que não são coisas que se resolvem de um dia para o outro, tem que se fazer estudos de impacto”.

Angorussia

Voltar ao topo