PCA DA AGT ACUSADO EXTORSÃO EM PROCESSO DE IMPORTAÇÃO DE MOTORIZADAS

Luanda – O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Administração Geral Tributária (AGT), José Leiria, está a ser acusado de extorsão a um importador de motorizadas da empresa Zanzimoto, segundo informações recolhidas pelo nosso Agita News junto de fontes próximas do processo.

De acordo com as mesmas fontes, o caso já se encontra sob investigação do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que estará a apurar os contornos do processo ligado à importação das motorizadas.

Além da alegada extorsão, o PCA da AGT é igualmente acusado de autorizar a emissão de Passaportes de Serviço e despachos de viagem a cidadãos que não fazem parte do quadro de funcionários da instituição, bem como de conivência em esquemas de contrabando de mercadorias em trânsito.

No âmbito das diligências em curso, vários funcionários da AGT, supostamente ligados à direcção da instituição, já foram chamados a prestar esclarecimentos ao SIC. Entre os responsáveis já ouvidos consta a Dr. Ana Katila Marcineiro, chefe da Delegação Aduaneira do Porto de Luanda, segundo apurou o Agita News.

As fontes indicam ainda que os técnicos da AGT chamados a depor têm sido acompanhados por elementos do Gabinete Jurídico da instituição, durante as audições.

O Agita News acompanha o caso e aguarda um pronunciamento oficial da AGT, do SIC ou do próprio visado, em respeito pelo princípio do contraditório e da presunção de inocência.

Agita News

Voltar ao topo