Morre Diamantino Mussokola Secretário da Presidência da UNITA

Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 13 de junho, Diamantino Domingos Mussokola, Secretário da Presidência da UNITA. Natural de Luanda, Mussokola nasceu a 21 de maio de 1971 no bairro São Paulo, município do Sambizanga, confirmou a O Decreto o deputado da UNITA, Nelito Ekuikui.

Militante da UNITA desde cedo, acompanhou os pais às matas em 1974, onde fez formação política e militar. Ingressou nas FALA em 1990, tendo recebido treino nos centros de Bumbo, Missas e CECKK.

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA), foi também docente universitário desde 2012. Participou em várias frentes da guerra, tendo ocupado cargos relevantes na UNITA, tanto em tempo de conflito quanto no período pós-guerra.

Durante a sua trajetória, destacou-se como membro do Comité Permanente, do Secretariado Executivo e da Comissão Política Nacional da UNITA. Foi deputado à Assembleia Nacional e coordenador de várias comissões organizadoras dos congressos da UNITA.

Em 2013, foi reformado com o posto de major das Forças Armadas Angolanas (FAA). Até à data da sua morte, desempenhava funções estratégicas na presidência da UNITA, sendo figura-chave no processo organizativo e político da UNITA.

O óbito acontece em Viana, mas a UNITA ainda não anunciou detalhes sobre as cerimónias fúnebres. Entretanto, fontes da UNITA “atribuem a morte do deputado possivel invenenamento ainda não esclarecido”.

O Decreto

Voltar ao topo