Mercons de Silvestre Tulumba ganha concurso de 339 mil milhões de dólares

A construtora Mercons-Engenharia e Construção, pertencente ao empresário Silvestre Tulumba, é a responsável pela reabilitação da Estrada Nacional 105 que liga Lubango a Benguela.

Apresentado como um troço de estrada fundamental, devido à sua localização geográfica e o papel que desempenha na ligação entre dois grandes centros populacionais da Região Sul do País, nomeadamente a capital da Província de Benguela e da Huíla, assim como a ligação entre o interior e o litoral Sul do País.

A execução das obras de reabilitação do troço em referência está avaliado em mais de 339 milhões dólares americanos, sendo que para a sua fiscalização será desembolsado cerca de 7, 2 mil milhões de kwanzas.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 268/23 de 06 de Novembro, é autorizada a despesa e formalizada a abertura do Procedimento de Contratação Simplificada, pelo critério material, por razões de financiamento externo, para a celebração dos contratos de empreitada e de fiscalização. O documento indica que se trata de um troço de estrada fundamental, devido a sua localização geográfica e o papel que desempenha na ligação entre dois grandes centros populacionais da Região Sul do país, nomeadamente a capital da província de Benguela e da Huíla, assim como a ligação entre o interior e o litoral Sul.

Silvestre Tulumba Kapose, é um empresário próximo do MPLA e se tornou num dos maiores devedores do BPC, cuja incapacidade de recuperar créditos levou à insolvência.

O empresário que afirmou ter assumido as dívidas para a campanha do MPLA em que João Lourenço foi eleito, reinventou-se também como empresário da construção civil.

Na Huíla, a sua construtora tem vindo a somar adjudicações, a preços que a concorrência considera inexplicavelmente elevados.

Através da redes sociais, a Mercons diz que o projecto de reabilitação da Estrada Nacional 105, representa um marco de grande importância para a mobilidade e o desenvolvimento regional, reforçando o nosso compromisso com obras de impacto duradouro e de qualidade comprovada.

“Todos os dias, equipas técnicas dedicadas trabalham com precisão, eficiência e respeito para garantir os mais altos padrões de engenharia”, finaliza.

Luanda Post

Voltar ao topo