O jornalista do semanário Expansão Alfredo Bumba, 31 anos de idade, foi ontem detido em sua casa pelas autoridades angolanas. É o segundo jornalista detido desde os protestos da última semana de Julho. Carlos Tomé, 38 anos, jornalista da TPA Televisão Pública de Angola, foi o primeiro.
São acusados de associação criminosa por terem tido contactos com os dois indivíduos russos alegadamente membros do grupo mercenário Wagner. A Embaixada da Federação da Rússia na República de Angola não foi informada oficialmente sobre o assunto, aponta o Novo Jornal, que desmente assim o Serviço de Investigação Criminal (SIC).
É desconhecido o número de detidos desde a greve de Julho, mas estima-se que ultrapasse uma centena. Mais jornalistas arriscam-se a serem detidos a qualquer instante.
Estão notificados para acompanhar a situação em Angola o Committee to Protect Journalists, CPJ Africa – Committee to Protect Journalists, CPJ Collectibles, Amnesty International, Amnesty International Africa Mocambique Angola Amnistia Internacional Amnistia Internacional Portugal, The International Consortium of Investigative Journalists, FIDH – International Federation for Human Rights.
Sedrick de Carvalho