João Lourenço mexe nas chefias da Inteligência Militar

O Presidente da República, João Lourenço, procedeu na quarta-feira, 7 de Maio, a uma significativa reestruturação no topo da hierarquia do Serviço de Inteligência e Segurança Militar (SISM), exonerando e nomeando vários oficiais generais para cargos-chave nas estruturas operacionais e de contra-inteligência das Forças Armadas Angolanas.

Entre os exonerados, destacam-se o tenente-general António Francisco Catembo, que cessou funções como Chefe da Direcção de Coordenação Operacional do SISM, e o brigadeiro Henrique Adriano Filho Candomba, que deixou o cargo de Chefe da Direcção de Contra-Inteligência Militar da Força Aérea Nacional.

Foram ainda exonerados o brigadeiro João Manuel Octávio Hossi, da Direcção de Segurança e Protecção, e o brigadeiro Manuel Francisco Calongo, da Direcção de Inteligência Militar Operativa do Exército.

Num movimento subsequente, o Chefe de Estado voltou a nomear alguns dos exonerados para novas funções, realocando-os dentro da estrutura da inteligência militar.

O tenente-general António Catembo foi designado Conselheiro do Chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar, e o brigadeiro João Hossi para o mesmo cargo, consolidando a sua permanência no núcleo estratégico do SISM.

Já o tenente-general Henrique Candomba assumirá agora a Direcção de Coordenação Operacional do SISM, revertendo, na prática, a sua anterior exoneração com um regresso ao centro operacional da inteligência.

O brigadeiro Ventura João Paciência foi nomeado para liderar a Direcção de Contra-Inteligência Militar da Força Aérea Nacional, enquanto o brigadeiro Faustino da Costa Pereira Bravo assume a Direcção de Segurança e Protecção do SISM.

As nomeações reflectem um novo arranjo de forças e responsabilidades dentro da máquina de segurança militar do país, num contexto de reforço do controlo e alinhamento institucional.

O despacho presidencial delega ao Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar a competência para conferir posse aos nomeados.

Imparcial Press

Voltar ao topo