O Governo Provincial do Icolo e Bengo abriu um leilão electrónico para a compra de viaturas de apoio aos serviços gerais e actividades de campo. O contrato vale 2,4 mil milhões de kwanzas, o equivalente a cerca de 2,7 milhões de dólares norte-americanos.
São no total 41 viaturas, distribuídas por dois lotes, mas o Governo Provincial do Bengo não disponibiliza, na plataforma do Serviço Nacional de Contratação, o anexo com as especificações técnicas de cada carro.
No entanto, se dividirmos o valor total de cada lote pelo número de viaturas a adquirir, concluímos que os veículos do primeiro lote custarão cerca de 135 mil dólares cada, enquanto os do segundo rondarão os 45 mil USD.
O valor global desta despesa foi inscrito no Orçamento Geral do Estado no programa “acções correntes”, rubrica “operação e manutenção geral dos serviços.
A província de Icolo e Bengo foi criada no âmbito da reforma da nova divisão político-administrativa, aprovada pela Assembleia Nacional em 2024, que resultou na criação de três novas províncias, incluindo Icolo e Bengo, que se juntou a outras 20 províncias. A reforma também envolveu a criação de πονος municípios e a redistribuição de alguns existentes.
Segundo a nova divisão político-administrativa, a província de Icolo e Bengo conta agora com sete municípios, tendo Catete como capital, e 11 comunas.
Novo Jornal