Governo executa apenas 60% da despesa do sector social ao passo que defesa e segurança chega aos 102%

ANÁLISE. Dos mais de 7,551 biliões de kwanzas aprovados no OGE para o sector social, formado por seis subsectores, o governo disponibilizou mais de 4,567 biliões de kwanzas. Já com sector da defesa e segurança foram gastos mais de 2,748 biliões, apesar de terem sido aprovados apenas cerca de 2,696 biliões de kwanzas.

O histórico de baixa execução das despesas orçamentais do sector social persiste, apesar das críticas persistentes que apontam debilidades graves, sobretudo, na educação, saúde e protecção social.

A execução orçamental do período que vai de Janeiro a Setembro de 2025 mostra que a forte aposta no sector social que, regra geral, o Governo espelha nos OGE aprovados, não passa retórica. No período, o Executivo executou cerca de 60,4% da despesa aprovada para o sector social, enquanto o nível de execução da despesa do sector da defesa e segurança se fixou em quase 102%.

Em outras palavras, dos mais de 7,551 biliões de kwanzas aprovados no OGE para o sector social, formado por seis subsectores, o governo disponibilizou mais de 4,567 biliões de kwanzas. Já com sector da defesa e segurança foram gastos mais de 2,748 biliões, apesar de terem sido aprovados apenas cerca de 2,696 biliões de kwanzas.

Valor Económico

Voltar ao topo