DIRECTORA DA DIRECÇÃO DE ACTOS MIGRATÓRIOS ACUSADA DE ESTAR ENVOLVIDA NO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO

Nomeada ao cargo de Directora da Direcção de Atos Migratórios (DAM), através do despacho número 42/GAB.MININT2025, datando de 18 de Fevereiro, Superintendente de Migração-Chefe, Catiana Mariana Da Silva Aguiar Victoriano, é acusada de montar um esquema de corrupção dentro do Serviços de Emigração e Estrangeiros (SME).

Uma informação interna do Ministério, a Directora da DAM do SME, é apontada de programar vistos através duma agência do seu interesse e criou um grupo de quadros do SME da sua confiança que, trabalham como intermediários com os estrangeiros para que consigam, sem respeitar o rigor exigido pelas autoridades tratar vistos de fronteiras e outras documentações.

Segundo a fonte, Catiana Mariana Aguiar terá montado uma equipa técnica que trabalha em vários postos com mais frequência no aeroporto Internacional 04 de Fevereiro.

Aprovação de cartões de residência, vistos de fronteiras, vistos de trabalhos e vistos de turismo, timbrado com esquema de corrupção, segundo a fonte, metem em risco a soberania do país, onde qualquer estrangeiro com intenções de prejudicar o país, consegue entrar com maior facilidade.

De acordo com a fonte do SME, os principais clientes da acusada são chineses, eritreus, libaneses, zambianos e malianos. A mesma sente-se protegida de uma alta entendida do aparelho de estado.

O ladrão

Voltar ao topo