O Ministério dos Transportes de Angola anunciou, na segunda-feira, 5 de maio de 2025, alterações estratégicas na gestão de diversas entidades supervisionadas pelo setor, com o objetivo de fortalecer a administração e impulsionar maior dinamismo nas operações.
Entre as mudanças mais significativas, destaque para a nomeação de Clóvis Lara Martins Rosa como Presidente do Conselho de Administração Não Executivo da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, S.A., em substituição a António dos Santos Domingos.
Além da TAAG, outras instituições passaram por mudanças administrativas, incluindo a Empresa Portuária do Amboim, E.P., a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, S.A. (SDBD, S.A.) e a Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI).
Na Empresa Portuária do Amboim, Manuel Francisco Zangui foi exonerado do cargo de Administrador Executivo, a seu pedido, sendo substituído por Lourenço Martins de Pina Júnior. Já na SDBD, S.A., Adilson Gabriel Alves Catala foi nomeado Presidente do Conselho de Administração, enquanto Roque de Lima Saraiva assumiu como Administrador Executivo.
Na ENBI, Edgar Bruno Menézes Gomes José da Costa foi nomeado Presidente da Comissão Executiva, enquanto Solange Paula de Vasconcelos Costa assumiu como Administradora Executiva.
O comunicado também confirmou a nomeação de Amadeu de Jesus Alves Leitão Nunes como Secretário Executivo da Agência de Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito (AFTTCL).
Segundo o Ministério dos Transportes, essas mudanças visam reforçar a capacidade de gestão e promover maior eficiência dentro das entidades supervisionadas pelo setor, alinhando-se aos objetivos estratégicos do governo para a melhoria das infraestruturas de transporte e logística em Angola.
O ministério reiterou o compromisso de continuar a investir na modernização dos serviços, garantindo uma administração mais eficaz e transparente no setor.
Club-K