O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje os resultados definitivos do Censo Geral 2024, e assegura que a população angolana é de 36, 6 milhões de habitantes, maioritariamente por mulheres.
Angola atingiu oficialmente 36 604 681 habitantes, segundo os dados do Censo Geral da População e Habitação 2024, revelados esta quinta-feira, 20 de Novembro, pela directora-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE).
o Censo 2024 confirma também que as mulheres continuam a representar a maioria da população, mantendo uma tendência já observada em ciclos censitários anteriores.
Segundo o INE, para cada 100 mulheres, a 96 homens. E que nos últimos 10 anos a população angolana cresceu 24%.
A província de Luanda, capital de Angola, é a mais populosa do País e tem, segundo dados do INE, 3, 3 milhões de habitantes e concentrando 24,1% da população do País. Já as províncias do Zaira, Cuanza Norte, Moxico, Moxico Leste, Cubango e Cuando são as menos populosas.
Seguem-se, as províncias de Huíla 9,0%, Huambo 7,4%, Benguela 7,1%, Cuanza Sul 6,4% e Bié 6,2%. Estas províncias concentram 60,1% do total da população residente no País. Após Luanda, segue-se a província da Huíla com 2, 6 milhões de habitantes. Conforme o INE, Conforme o INE, as províncias do Huambo, Cuanza Sul, Benguela, Bié e Uíge, estão entre as mais populosas do território angolano e ultrapassaram os mais de dois milhões de habitantes.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, considerou o Censo 2024 como um pilar essencial para o planeamento e tomada de decisões
estratégicas, tal como de reafirmação do compromisso do Executivo com a promoção de políticas públicas alicerçadas em dados concretos.
Ao discursar na cerimónia de encerramento de divulgação dos dados definitivos do Censo 2024, augurou que os resultados deste processo sirvam de base para um desenvolvimento nacional mais inclusivo, sustentável e humano, considerando os dados estatísticos como a bússola da governação.
