BNA vende 163 milhões de dólares para garantir liquidez no mercado cambial

Esta injecção de liquidez surge numa altura em que a procura por dólares e euros se intensifica, devido ao período de férias e ao aumento do fluxo de viagens internacionais.
O Banco Nacional de Angola (BNA) informou, nesta terça-feira, que foram disponibilizados 163 milhões de dólares norte americanos (USD) aos bancos comerciais, numa medida destinada a evitar rupturas no abastecimento de divisas a particulares e companhias aéreas durante o pico da época alta.

A intervenção, segundo a autoridade monetária, visa conter a pressão sazonal sobre o câmbio nos meses de Julho e Agosto, período em que a procura por dólares e euros dispara devido a viagens internacionais e férias.

De acordo com os dados divulgados, foram disponibilizados 61,1 milhões USD e 10,7 milhões de euros (equivalente a 12 milhões USD) para operações de particulares. Já no segmento das companhias aéreas, o montante alocado ascendeu a 90,9 milhões USD.

As companhias aéreas, que necessitam de divisas para operações essenciais como a aquisição de combustível e manutenção das suas actividades, contam-se entre os principais beneficiários desta medida, garantindo a continuidade dos serviços.

Economia e Mercado

Voltar ao topo