A parceria autoriza o Deutsche Bank que possui licença para clearing em USD e classificação de crédito “A” a actuar como banco correspondente do BFA.
O Banco de Fomento Angola (BFA) obteve aprovação para abertura de contas correspondentes em dólar (USD) e euro (EUR) junto do Deutsche Bank, tornando-se a primeira instituição bancária angolana a alcançar este marco histórico, apurou a E&M com base no comunicado divulgado pelo banco.
Com esta aprovação, o Deutsche Bank passa a actuar como banco correspondente do BFA para serviços de cash management nas duas moedas, beneficiando da capacidade de clearing em USD e do rating de crédito “A” do próprio Deutsche Bank, que atesta a solidez e confiabilidade da instituição europeia.
Segundo o banco, esta parceria, que constitui um marco relevante na trajectoria de internacionalização do BFA, vai fortalecer a sua integração no sistema financeiro internacional, bem como contribuir para o desenvolvimenrto do sistema financeiro nacional.
Na semana passada, também o Standard Bank de Angola anunciou a aprovação para abrir uma conta correspondente com o J.P. Morgan, o maior banco do mundo, em dólares e em euros, marcando o regresso de bancos norte-americanos ao sistema financeiro angolano.
Economia e Mercado
