O empresário Bartolomeu Dias participou recentemente do programa do YouTube Goza Tv, apresentado por Tiago Costa, onde discutiu vários temas e questões sociais que afetam Angola. Durante a entrevista, Dias não hesitou em criticar a situação atual do país, afirmando que Angola “vai de mal a pior”, mas que ainda possui potencial para transformação.
Segundo ele, “Angola tem tudo para mudar o quadro atual”, mas é incompreensível que os dirigentes preferem ir a outros países apenas para solicitar dinheiro, em vez de buscar parcerias de negócios. “Eu fiquei envergonhado que o nosso presidente foi ao Japão pedir uma ambulância, quando nós devíamos ir para o Japão pedir investimentos para os nossos minerais, que são matérias-primas para carros. O Japão é o maior produtor de automóveis. Se assim fosse, eles não nos veriam como pedintes, mas sim como parceiros de negócios”, ressaltou.
Dias também abordou a questão do apelo por dinheiro rápido entre os líderes angolanos. “O nosso problema é que os nossos dirigentes gostam de dinheiro rápido e não gostam de investir”, criticou. Ele ainda defendeu que a imigração não deve ser vista como um problema, pois todos os imigrantes buscam melhores condições de vida e, muitas vezes, enviam remessas para seus países de origem. “Eu e outros saímos das nossas terras em busca de condições em Luanda”, comentou.
Além disso, o empresário destacou que a situação política em Angola se dá pelo fato de que muitos entram na política visando o enriquecimento pessoal. “Em outros países, as pessoas buscam sucesso como empresários; aqui, todos querem entrar no governo para o benefício próprio”, concluiu.
As declarações de Bartolomeu Dias refletem um descontentamento crescente entre os angolanos em relação à gestão política e econômica do país, clamando por uma mudança significativa.
Lil Pasta News