Balanço: Pumangol conta com 83 postos de abastecimento e garante 500 empregos directos em 17 anos

Empresa opera três principais terminais, nomeadamente em Luanda, Malanje e Lobito, que desempenham papel crucial na recepção, armazenamento e distribuição eficiente de diversos produtos petrolífero.

Ao longo dos últimos 17 anos, a Pumangol,  entidade detida pela Sonangol, expandiu a sua presença no mercado nacional. Actualmente conta com 83 postos de abastecimento e garante 2.400 empregos, sendo 500 directos e 1.900 indirectos.

Com uma quota de mercado de 24%, a companhia aparece como o segundo maior player do sector no País, que actualmente conta com 1.199 postos de abastecimento, dos quais apenas 915 estão operacionais, segundo Ivanilson Machado, Chief Executive Officer da respectiva instituição.

Para 2025, a empresa prevê a inauguração de dois novos postos, integrados na sua estratégia de crescimento sustentável, com vista à melhoria da acessibilidade e qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.

À Economia e Mercado, Ivanilson Machado explica que a Pumangol opera três terminais principais, nomeadamente em Luanda, Lobito e Malanje, que desempenham papel crucial na recepção, armazenamento e distribuição eficiente de diversos produtos petrolíferos, incluindo gasolina, gasóleo e combustível para aviação.​

Além destes, mantém terminais de aviação nos aeroportos de Luanda (aeroporto Internacional 4 de Fevereiro), Catumbela, Lubango e Ondjiva, assegurando o abastecimento contínuo e “fiável” ao sector da aviação.

“A nossa estratégia foca-se na optimização da cadeia logística, na implementação de tecnologias avançadas de monitorização e controlo, e na formação contínua das equipas operacionais, garantindo padrões elevados de segurança e eficiência”, sublinha o responsável, acrescentando que a empresa continua a investir na expansão e modernização das suas infra-estruturas de armazenamento de combustíveis.

Ivanilson Machado acredita que a implementação de projectos de refinação em curso e o investimento em infra-estruturas logísticas, como pipelines e terminais modernos, são essenciais para reduzir a dependência externa e melhorar a competitividade do mercado.

A Pumangol, como assume o alto responsável, é pioneira na introdução de soluções inovadoras, como o programa de fidelização PRIS, “que reforçou a ligação com os clientes”, e o Frota+, ferramenta de gestão de frotas corporativas que optimiza a eficiência operacional das empresas.

“Revolucionamos o conceito de lojas de conveniência em Angola, estabelecendo parcerias estratégicas com marcas internacionais para oferecer uma experiência de compra moderna e diversificada”, acrescenta o responsável, descrevendo, além disso, a influência da instituição no capítulo da adopção de soluções tecnológicas, como o pagamento por QR Code nos postos de abastecimento.

Principais projectos de responsabilidade social

Entre os principais projectos de responsabilidade social desenvolvidos pela instituição destaca-se a Escolinha Pumangol, localizada em Benguela, que acolhe anualmente cerca de 100 crianças de até 5 anos, proporcionando-lhes “um ambiente seguro e estimulante para o seu desenvolvimento e aprendizagem”.

Outro exemplo é a realização das Feiras Anuais de Saúde – “Saúde até Si” – que, com o apoio de parceiros estratégicos, leva assistência médica a comunidades com acesso limitado a serviços de saúde. Segundo Ivanilson Machado, o referido projecto é realizado duas vezes ao ano.

Além disso, a Pumangol, através do Programa Criar, desenvolvido em parceria com a The Bridge Global, oferece estágios profissionais a jovens recém-licenciados.

“No ciclo 2023/2024, dois estagiários foram integrados como colaboradores efectivos da empresa. Já no ciclo 2024/2025, foram acolhidos 34 jovens, actualmente distribuídos por várias áreas da companhia, numa iniciativa que se encontra já no seu terceiro ciclo”, explica.

Outras iniciativas incluem as Sopas Solidárias, a participação no World Clean Up Day e os programas de saneamento básico na zona do Porto Pesqueiro, onde, em conjunto com a comunidade local, promove regularmente campanhas de limpeza. Em colaboração com a Polícia de Viação e Trânsito, a Pumangol realiza acções de sensibilização para a segurança rodoviária, contribuindo para a redução de acidentes.

Economia e Mercado

Voltar ao topo