BAI lidera representação nacional, subindo para 42º no ranking continental, enquanto BFA recua nove posições. Standard Bank da África do Sul mantém-se no topo da lista.
Três bancos angolanos figuram entre os 100 maiores do continente africano em 2025, de acordo com o ranking divulgado nesta segunda-feira, 13, pela African Business. Os dados, apurados pela Economia & Mercado, têm como fonte a pesquisa interna do Bankers Almanac e da African Business.
De acordo com a classificação, o Banco Angolano de Investimentos (BAI) consolida-se como o maior banco de Angola, ocupando a 42ª posição no ranking africano e a 10ª posição na África Austral. Sob liderança de Luís Lélis, o BAI subiu oito posições em relação a 2024, ano em que ocupava o 50º lugar.
O Banco de Fomento Angola (BFA), presidido por Luís Gonçalves, surge a seguir, embora tenha registado uma quebra de nove posições, descendo do 39º lugar em 2024 para o 48º em 2025. Regionalmente, ocupa a 11ª posição na África Austral.
Por sua vez, o Banco Internacional de Crédito (BIC) desceu uma posição saindo 53ª em 2024 para 54º lugar em 2025. Sob a liderança de Hugo Teles, o banco é o 14º a nível da região da África Austral.
Contexto continental
O Standard Bank da África do Sul mantém-se, de longe, como o maior banco do continente, com o seu capital de nível 1 significativamente à frente do segundo colocado, o Banco Nacional do Egipto. Em terceiro lugar figura o Attijariwafa Bank, de Marrocos.
Apesar da liderança sul-africana, as instituições financeiras do Norte de África dominam o panorama bancário continental, ocupando 42 das 100 primeiras posições. O Egipto lidera este grupo, seguido por Marrocos, com nove entradas e pela Argélia, com oito.
Metodologia
A pesquisa considera o capital de nível 1 que inclui capital central, reservas e lucros retidos como principal indicador de solidez financeira. A análise também integra o volume de activos, com destaque para a carteira de empréstimos.
Os dados reportam aos resultados financeiros mais recentes dos bancos, com valores convertidos para dólares americanos para permitir comparações. Flutuações cambiais podem influenciar variações anuais nos rankings.
Economia e mercado