A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e o Grupo Empreiteiro do Bloco 1/14 operado pela Azule Energy (35%) em associação com a Equinor (30%), a Sonangol E&P (25%) e a Acrep S.A. (10%), anunciaram, sexta-feira, a descoberta de gás no poço de exploração Gajajeira-01, no offshore da Bacia do Baixo Congo.
Segundo um comunicado de imprensa que JA Online teve acesso, o poço perfurado a 1 de Abril de 2025, numa profundidade de água de 95 metros e cerca de 60 quilómetros da costa, encontrou arenitos contendo gás e condensado num dos alvos do Oligoceno Inferior, chamado LO100. “Os resultados preliminares e amostras de fluidos indicam vários reservatórios com boa mobilidade.
As avaliações iniciais sugerem que os volumes de gás no local podem exceder um trilhão de pés cúbicos, com até 100 milhões de barris de condensado associado”, refere a nota.
Os resultados confirmam ainda a presença de um sistema de hidrocarbonetos, abrindo novas oportunidades de exploração na área. A Azule Energy continuará a avaliar todo o potencial da descoberta do poço Gajajeira-01 e, juntamente com os parceiros do Bloco 1/14, determinarão o melhor caminho a seguir para um possível desenvolvimento.
O comunicado revela, ainda, que A primeira secção foi perfurada com segurança através de ferramentas avançadas de avaliação e controlo de formação para avaliar a qualidade do reservatório e as características do fluido, priorizando a segurança das operações.
Jornal de Angola