Na semana em que Angola regressou aos mercados internacionais de capitais com uma emissão de Eurobonds no valor de 1,75 mil milhões de dólares e anunciou a emissão de Obrigações do Tesouro de até 300 milhões USD, o Presidente da República deu o seu aval a quatro financiamentos que ascendem a 850 milhões de euros.
Um dos empréstimos, a contratar com o austríaco Kommunalkredit, é destinado à execução do projecto de expansão e renovação da Clínica Multiperfil.
O segundo e terceiro pedidos de financiamento são com a instituição financeira de direito inglês Standard Chartered Bank (SCB) e outras instituições financeiras não identificadas no despacho presidencial. Um deles vale 351,9 milhões de euros e servirá para a construção da linha de transporte de 400 KV na província de Malanje, enquanto o outro é no valor global de 59,3 milhões e tem como destino o financiamento de 15% do “down payment”, no valor de € 52,9 milhões, incluindo o valor total da taxa de mitigação de risco.
O quarto e último empréstimo, no montante de 100 milhões de euros, será usado, segundo o despacho, para o financiamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura de Regadio (PROREGA).
Estes valores juntam-se a um total superior a 3 mil milhões de dólares em financiamentos autorizados pelo Chefe de Estado no segundo semestre de 2025.
Angola tem, igualmente, desde o ano passado, um contrato de financiamento no valor de mil milhões de dólares com o banco norte-americano JP Morgan, estruturado sob a forma de total return swap, garantido por obrigações soberanas, com vencimento no final de 2025.
Novo Jornal