Manuel Rui Azinhais Nabeiro, fundador do grupo Delta, foi um dos empresários portugueses mais acarinhados pela opinião pública devido à sua simplicidade e à notável obra social que promoveu em Campo Maior, localidade a partir da qual construiu a sua fortuna.
Partiu em 2023, no Dia do Pai, mesmo antes de completar os 92 anos. A sua esposa Alice, os seus dois filhos, João e Maria Helena, e os cinco netos deram continuidade ao seu legado, avaliado em cerca de 482 milhões de euros.
Mesmo sendo um negócio industrial e estável, este valor representa, ainda assim, uma subida de cerca de 32 milhões de euros face à avaliação de 2024.
A família ocupa esta edição a 31ª posição do ranking das maiores fortunas portuguesas.
O património familiar encontra-se organizado na holding Nabeirogest, que consolida a atividade da Manuel Rui Azinhais Nabeiro, da Delta Cafés, da Nova Delta, da Torrefação Camelo, da Adega Mayor, da Tecnidelta, entre várias outras empresas. Paralelamente, o grupo tens ainda áreas de negócio diversificadas do core business, como a Nabeirauto, a Nabeirotrans, a Nabeiroimóvel e a Nabeirotel. A diversificação é uma forma de não estar tão dependente de um mono produto, pois o negócio do café vai sofrendo algumas flutuações ao longo dos anos. O setor tendo enfrentado alguns desafios nos últimos tempos, nomeadamente na fase da pandemia. Mais recentemente, o aumento do preço da matéria-prima nos mercados internacionais tem também algum impacto na rentabilidade do negócio.
O grupo é liderado pelo neto do fundador, Rui Miguel Nabeiro, sendo que a terceira geração, como a neta Rita, que comanda o setor dos vinhos, está já em força no negócio familiar. O conglomerado está presente atualmente em mais de 35 países, tendo a Novadelta filiais no Luxemburgo, em França, na Suíça, no Brasil e até em Shangai. A área dos vinhos, com a Adega Mayor, e a Águas do Alardo, são também ativos importantes para o grupo.
Forbes Portugal
