Falso efectivo das FAA detido no Bié por burla de 9 milhões de kwanzas

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Bié apresentou, nesta Sexta-feira, 16, os resultados das acções operativas realizadas nos últimos sete dias, que culminaram na detenção de um cidadão nacional de 37 anos de idade, deficiente visual, acusado de se fazer passar por efectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA) para burlar cidadãos com falsas promessas de emprego.

Segundo o SIC, o suspeito actuava em conjunto com outros indivíduos e terá defraudado vários cidadãos, maioritariamente pacatos, num montante estimado em nove milhões de kwanzas, através de esquemas fraudulentos relacionados com supostas oportunidades de trabalho.

No âmbito das mesmas operações, o SIC no Bié procedeu à detenção de um total de 18 cidadãos nacionais, envolvidos em diversos crimes, entre os quais Associação Criminosa, Furto, Posse Ilegal de Arma de Fogo, Exercício Ilegal de Profissão, Burla Qualificada e Crimes contra o Ambiente.

Durante as acções, as autoridades apreenderam uma arma de fogo do tipo KM com dez munições, uma motorizada da marca Kawasaki, um computador portátil, uma botija de gás butano de 12 quilogramas e cem sacos de carvão vegetal.

Ainda no quadro da sequência investigativa, o SIC deteve quatro cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre 22 e 40 anos, implicados no crime de homicídio qualificado, motivado por crença em feitiçaria. O crime ocorreu no município do Andulo, aldeia de Kariongo, tendo como vítima uma anciã de 70 anos de idade, no dia 20 de agosto de 2020.

OPaís

Voltar ao topo