Standard Bank Angola fecha 2025 no grupo dos grandes

O ano económico de 2025 marcou a afirmação do Standard Bank Angola no sistema bancário nacional (SBA), pois ficou entre os cinco maiores bancos em activo, ultrapassando o Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Até ao terceiro trimestre de 2025, o activo total da instituição bancária angolana com capital sul-africano estava cifrado em (pelo menos) 2,2 biliões de Kwanzas (equivalentes a 2,3 mil milhões USD ao câmbio do dia), o que representa um crescimento de quase 16% face ao período homólogo.

Ainda em termos comparativos, como se pôde calcular, segundo os dados obtidos da informação financeira daquele banco, houve um aumento de (pelo menos) 295,33 mil milhões Kz, consolidando a trajectória empresarial.

O BPC (primeiro banco universal no sistema bancário angolano, após a reforma de 1991) registou pelo menos 1,7 biliões Kz em activo (quase 1,9 mil milhões USD), até ao terceiro trimestre de 2025. O registo reflecte uma diminuição de aproximadamente 19%, em relação ao período homólogo.

As contas (feitas com base na informação financeira do BPC) também indicam que houve uma redução do activo total na ordem dos 386,98 mil milhões Kz (equivalentes a 423,6 milhões USD ao câmbio do dia). A ‘derrapagem’ influenciou na perda do quinto lugar no “ranking” do activo.

O desempenho do Standard Bank Angola no exercício de 2025 também foi notado noutros ‘segmentos’, principalmente no contributo à economia, visto que a carteira de crédito no terceiro trimestre do ano em causa cresceu aproximadamente 41%, se comparado com o mesmo período de 2024.

Assim, o montante concedido em crédito no período em análise (a julgar pelos indicadores contabilísticos acima) rondou os 201,64 mil milhões Kz.

O rácio de transformação de depósitos em crédito (no terceiro trimestre) fixou-se em aproximadamente 41%; acima da média do sistema (20%).

Os dados extraídos da informação financeira do Standard Bank Angola demonstram que a carteira de crédito representa 32% do activo, ao passo que o volume da dívida pública (orçado em 664,9 mil milhões Kz) 30,6%.

Diferente dos outros bancos de grande dimensão do SBA, o Standard Bank Angola, como os próprios dados indicam, privilegia a intermediação financeira em detrimento do financiamento ao Estado, via dívida pública.

Voltar ao topo