BDA prevê retomar financiamentos ao sector produtivo em 2026

BDA prevê retomar financiamentos ao sector produtivo em 202O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) prevê retomar, em 2026, a concessão de financiamentos ao sector produtivo, com enfoque nas fileiras da agricultura, pecuária e pesca, de acordo com a disponibilidade de liquidez da instituição. A informação foi avançada na terça-feira, 23, em Luanda, pelo presidente da Comissão Executiva do BDA, João Quintas.

Direcção de Administração de Crédito após denúncias de cobrança de comissões

Empresários acusam o BNA de alimentar práticas de corrupção no BDA

O responsável falava à imprensa à margem da cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento entre o BDA e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), instrumento que visa reforçar a cooperação institucional no apoio ao sector agrícola.

Recorde-se que, no decurso do corrente ano, o BDA suspendeu o crédito no âmbito do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), uma iniciativa do Executivo destinada a facilitar o acesso ao financiamento para investimentos produtivos em vários sectores da economia nacional.

A suspensão do programa gerou descontentamento entre centenas de pequenos e médios empresários, que aguardavam financiamento para os seus projectos.

Segundo João Quintas, ao longo de 2025 o banco desembolsou cerca de 55 mil milhões de kwanzas, montante canalizado essencialmente para a conclusão do financiamento de projectos antigos, maioritariamente ligados aos sectores da agricultura e da pecuária.

O gestor explicou que o BDA iniciou, neste período, um processo de recapitalização, cujo objectivo principal foi assegurar a continuidade e finalização de projectos previamente aprovados, cujos desembolsos não haviam sido concluídos.

Criado ao abrigo do Decreto do Conselho de Ministros n.° 37/06, de 7 de Julho de 2006, o Banco de Desenvolvimento de Angola é uma instituição financeira pública com a missão de impulsionar o crescimento económico sustentado do país.

A sua actuação está alinhada com o Programa de Desenvolvimento Económico e Social do Governo e com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Longo Prazo.

Imparcial Press

Voltar ao topo