Um total de 1251 delegados, em representação das 21 províncias, vai participar no XIV Congresso Ordinário da UNITA, a decorrer de 28 a 30 de Novembro, em Luanda, para a eleição do presidente do partido, tendo em vista o mandato referente ao exercício político 2026/2030, anunciou, quarta-feira, o coordenador-geral do conclave, no Complexo Sovsmo, município de Viana.
O também secretário-geral da UNITA, Álvaro Chikwamanga Daniel, falava em conferência de imprensa de apresentação da Comissão Organizadora do Congresso, a decorrer sob o lema “XIV Congresso – Unidos para a Alternância, Estabilidade e Desenvolvimento”, e o cronograma de acções de actividades do certame.
Além dos emissários das 21 províncias, o coordenador-geral do XIV Congresso Ordinário revelou que são esperadas, também, 52 personalidades convidadas, algumas das quais representantes do partido do “Galo Negro” residentes no exterior do país e mandatários da Namíbia, República Democrática do Congo (RDC), Zâmbia, África do Sul (RSA), Inglaterra, Holanda e Portugal.
Para o Congresso, disse, foram criadas 14 comissões, com o propósito de assegurar com rigor, transparência e espírito democrático a condução de todo o processo, que vai culminar com a realização do acto central da reunião colegial.
Durante o encontro com os jornalistas, Álvaro Chikwamanga Daniel anunciou que Alcides Sakala vai coordenar a Comissão Eleitoral, tendo como coordenadores-adjuntos Maurílio Luyele e Inês Mulato, enquanto Violeta Gomes é a secretária. Januário Mussambo e Carlota Machado ocupam a função de vogais.
O XIV Congresso Ordinário foi convocado, formalmente, pelo presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, no dia 30 de Agosto, nos termos do ponto 1 do artigo 27.º, conjugado com a alínea d), do ponto 1, do artigo 51.º dos estatutos da UNITA.
Jornal de Angola