Angola tem a taxa aeroportuária mais alta de África

Alta taxa cobrada pelas autoridades angolanas contraria os inten-tos de tornar o país numa placa giratória com a entrada em funcionamento do novo aeroporto. Associação das Companhias Aéreas Africanas aponta que a redução das taxas aeroportuárias “poderia potencialmente aumentar os níveis de tráfego”.

Desde o primeiro trimestre de 2024 que Angola se tornou no país que pratica a taxa aeroportuária mais alta do continente, contrariando os períodos anterio-res em que figurava no leque dos que tinham as taxas mais reduzidas para os aviões, seja de passageiro ou de carga, aterrrarem nos seus aeroportos com certificação internacional.

A taxa aeroportuária cobrada pelas autoridades angolanas, especificamente no aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, durante os quatro trimestres do ano passado, registou um aumento de mais de 200%, segundo cálculos do Valor Económico com base nos dados da Associação das Companhias Aéreas Africanas (AFRAA). Os números subiram para os 2 mil dólares, muito acima dos 600 dólares que cobrava até ao quarto trimestre de 2023.

Valor Econômico

Voltar ao topo