Maior bolsa de negócios do país arranca amanhã no Icolo e Bengo

A 40.ª edição da Feira Internacional de Angola (FILDA) abre amanhã e vai até ao dia 27 de Julho, na Zona Económica Especial (ZEE), na província de Icolo e Bengo, com a previsão de juntar mais de 1.800 empresas expositoras nacionais e estrangeiras.

A também considerada maior Bolsa de Negócios de Angola marca a sua edição 40 num ano em que o país comemora os 50 anos da Independência Nacional.

Durante seis dias, os expositores vão apresentar um conjunto de inovações e portfólio de produtos que vão mostrar a competitividade da oferta local, com a marca “Feito em Angola”, bem como outras importadas.

Desde a sua primeira edição, que ocorreu na década de 60, organizada pela Associação Industrial de Angola (AIA), em quase todos os anos a FILDA tem-se consolidado como a maior plataforma de negócios de Angola, promovendo parcerias estratégicas, inovação e o fortalecimento do sector empresarial em diversas áreas.

Nos últimos anos, o evento tem sido organizado pelo Grupo Eventos Arena, em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio, tendo, neste ano, escolhido o lema “50 anos de Independência, Consolidando a Independência Económica e a Integração de Angola no Mundo”.

Entre os sectores de actividade, destacam-se a Agricultura, Agro-negócio, Agro-pecuária, Pescas, Indústria Transformadora e Extractiva. A província da Huíla foi seleccionada como a homenageada.

Nesta 40.ª edição, são esperados países como a República Democrática do Congo (RDC), Portugal, Brasil, França, Namíbia, Itália, Moçambique, Ilhas Virgens Britânicas, Zâmbia, Alemanha, África do Sul, Coreia do Sul, Polónia, Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Canadá e República Checa.

Fontes da organização indicam que a República Democrática do Congo (RDC) marca presença nesta 40.ª edição da FILDA como “Patrocinadora Ouro”, reforçando o compromisso com o intercâmbio regional, a integração económica e as oportunidades de negócios entre países irmãos.

Inovação e parcerias

Esta edição ocorre num momento histórico, alinhada com as comemorações dos 50 anos da Independência de Angola, numa altura em que o país sai de 18 para 21 províncias, que vão procurar mostrar as suas tradições, crescimento e inovação.

Icolo Bengo, agora com o estatuto de província, é a anfitriã, pela primeira vez, do certame, podendo trazer à feira todas as potencialidades que a região tem para oferecer, com realce para os sectores da Indústria, Agricultura, Pescas e Turismo.

Nesta edição, as empresas e instituições vão prestar o seu contributo activo à dinamização da actividade produtiva nacional, dando ênfase para que, num futuro breve, se aumente a exportação dos produtos nacionais.

A FILDA tem sido o palco de apresentação do conteúdo e produção conquistada pelo país no período pós-independência, apoiando o empreendedorismo nacional, a atracção de investimento estrangeiro, assim como a partilha de conhecimentos e inovação.

A última edição da FILDA, em 2024, teve uma participação activa de 1.707 empresas expositoras, número que, neste ano, a organização pretende superar.

Jornal de Angola

Voltar ao topo